"Tudo, menos o tédio, me faz tédio." Fernando Pessoa

terça-feira, abril 13, 2004

LEMBREI-ME...

Sou um confesso admirador de música. Desde pequeno que a ouço, desde a minha adolescência que a amo e que a interpreto e desde que me tornei suficientemente maduro que a componho. Como admirador, gosto de tudo um pouco. Mas gosto mesmo. Aqui há uns anos, comecei a interessar-me por alguma música clássica. Há um compositor norueguês, Edvard Grieg, que "conheci" através de uma amiga, também norueguesa. Apaixonei-me imediatamente, quer pela Noruega, quer pela rapariga, quer pela música de Grieg. Sem querer ser demasiado deprimente, há um pensamento que me tem aparecido várias vezes ao longo dos tempos: sempre que ouço o tema Åse's Death ("A Morte de Åse" [a mãe de Peer Gynt]), da peça Peer Gynt, escrita por Henrik Ibsen, para a qual Grieg compôs uma suite com o mesmo nome, sinto que, quando morrer, alguém tem que pôr essa música no ar. É um tema lindíssimo, que me perfura a pele e a carne, entranha-se-me nos ossos, arrepia-me de todas as vezes que soa... e ponho-me a pensar que só assim morrerei feliz. Façam o download da música aqui.